quarta-feira, 26 de junho de 2013

Todo dia é dia!

Todo dia é dia! 

E...

"Nesse dia mundial do meio ambiente eu gostaria de falar do tempo. Não, não vou falar do aquecimento global que coloca em xeque o modelo de desenvolvimento que o ser humano construiu até agora. Quero falar do tempo da vida, do tempo das coisas...

Há 41 anos que as nações do mundo se reuniram em Estocolmo pela primeira vez na história da humanidade para discutir, em nível global, a questão ambiental. Para uma rocha, 41 anos não é nada, mas para uma borboleta, isso é muito tempo! Na pauta ambiental, cada dia a mais é um dia a menos, porque algumas coisas simplesmente não esperam... os processos naturais tem seu próprio ritmo e a sua própria dinâmica... e como é sábia a natureza!

E para nós, sociedade globalizada, conectada, consumista, não muito idealista, mas bastante competitiva, 41 anos ainda não foram suficientes para gerar as transformações que necessitamos para garantir a nossa própria sobrevivência coletiva, afinal, necessitamos de recursos naturais e de um habitat para viver!

Isso é muito sério e talvez seja por isso que não consigo relaxar e simplesmente comemorar o dia mundial do meio ambiente. Há muito a ser feito, os avanços são tímidos, existe uma miopia coletiva para muitos temas dessa pauta, os governos são reativos, a participação da sociedade civil ainda é tímida para o tamanho do desafio, muitas decisões são tomadas com base em interesses, nem sempre legítimos e assim, o quadro vai perdendo a cor e o alimento vai perdendo o sabor...

Que o dia 5 de junho de 2013 marque o tempo da mudança! Que não demoremos mais 41 anos para fazer acontecer de verdade as mudanças que já sabemos que precisamos fazer acontecer! Que a cada ano que se passe, tenhamos mais motivo para lembrar e comemorar um dia que mudou nossas vidas... e esse dia pode ser um dia qualquer, então, que seja hoje!

Gostaria de cumprimentar e parabenizar todas as pessoas que direta ou indiretamente, profissional ou voluntariamente, em casa ou no trabalho, nos dias úteis ou inúteis, fazem alguma coisa para mudar, para melhorar... e que fazendo isso, encontram sentido em ações que podem parecer pequenas, mas que no coletivo, podem ter grande repercussão!

Para mim, mais do que nos outros 364, hoje é dia de falar menos e fazer mais!"


Texto de Flavio Ojidos, consultor ambiental da Ojidos & Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário