quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Acre precisa de ajuda!

Basta cair uma chuvazinha, que aparecem as reclamações. "Ai, que chuva chata!". Chata? Olhem pra foto. Agora leiam. E ajudem, como puderem, nem que seja divulgando esse texto! Se não bastassem as enchentes nos Estados do RJ, MG e em SP, a situação do Acre está bem grave. Nas últimas semanas, o nível das águas do Rio Acre bateu o recorde desde 1997, passando de 17 metros, e transbordou. Já são mais de 70 mil pessoas, de 4.700 famílias, fora de suas casas nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Porto Acre e Rio Branco. O Rio Purus atingiu os municípios de Santa Rosa e Manoel Urbano, e o Rio Iaco, a cidade de Sena Madureira.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá já ultrapassou, na manhã desta quinta-feira, 23, a cota de transbordamento. Dos municípios atingidos, Rio Branco, Santa Rosa e Brasiléia são os que enfrentam os maiores prejuízos. Em Rio Branco, a capital do Acre, a enchente já chegou a 14,3 mil imóveis, atingindo em torno de 57,2 mil pessoas. A maioria das pessoas está em casa de parentes e amigos e 1,4 mil famílias alojadas em abrigos públicos, num total de 5,5 mil pessoas.

No município de Brasiléia, fronteira com a Bolívia, 95% da área urbana foi atingida, desabrigando mais de 6 mil pessoas. De acordo com o boletim, o governo estadual e a prefeitura de Rio Branco, com o apoio do governo federal, têm assegurado o envio de alimento, remédio e água potável às áreas atingidas e garantido todo o apoio às famílias que estão em abrigos públicos. Em Xapuri, o rio chegou a 15,56 m. No município de Brasiléia, apesar de apresentar uma tendência de vazante, o rio ainda alaga boa parte da área urbana.

AJUDEM! Diante da possibilidade de agravamento da situação, a superintendência do Banco do Brasil no Acre, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, abriu uma conta corrente para receber depósitos, que beneficiará os desabrigados pelas alagações em todo o Estado. O CNPJ usado pelo Banco do Brasil é o da Diocese de Rio Branco. O dinheiro arrecadado será administrado pelo Fórum Tático Operacional da Superintendência do Banco do Brasil, em parceria com a Defesa Civil. SOS ENCHENTE RIO ACRE - (Banco do Brasil, agência 0071-X, conta 100.000-4). CNPJ 14.346.589/0001-99

As informações são do jornalista Altino Arantes, do Blog da Amazônia, que está acompanhando e postando notícias diariamente sobre essa calamidade. Há informações também no Estadão, G1 e Folha, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário