Há duas semanas, um vídeo contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em defesa do rio Xingu, feito por vários atores globais, caiu na rede. Não viu esse vídeo?
Clique aqui e assista. Há dois anos, a Cinedelia, uma equipe de profissionais do audiovisual, de produção independente, acredita no mote da mesma luta recente dos globais. De lá pra cá, a equipe vem investindo, do próprio bolso, em um documentário sobre o tema, não só com argumentos embasados em informação, mas ouvindo partes envolvidas. A Cinedelia conseguiu juntar um material com mais de 80 entrevistas, um conteúdo para um doc que pode não só viralizar no youtube e redes sociais, como lotar salas de cinema de todo o País. E repercutir. Informar. E tornar as pessoas melhor informadas é torná-las mais críticas, mais conscientes de seus direitos e deveres, para que formem opinião. É transformar brasileiros em cidadãos politizados. Mas, para o projeto virar doc, precisa de R$ 114 mil. Por meio do
Catarse, o primeiro site de financiamento colaborativo de projetos criativos do País, hoje o projeto da Cinedelia conseguiu bater esse valor e já ultrapassou os R$ 120 mil. Veja como,
acesse aqui. Vamos torcer para o doc virar longa, ir pra telona e fazer da população brasileira, cidadãos informados sobre os riscos da usina de Belo Monte. O rio Xingu, os índios de suas margens e os ribeirinhos precisam de apoio e proteção. E o país precisa do seu povo politizado.
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