sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Urbanismo Sustentável

Antes de falar do tema principal, que é Urbanismo Sustentável. Vim dizer que voltei, voltei com tudo (antes que o Gui e a Vivi entrem em greve e vocês fiquem sem SP!). Estava morrendo de saudades e peço zilhares de desculpas por sumir sem falar nada!

Voltando ao assunto...

Na década de 1980, nos Estados Unidos, surgiu um novo conceito de Urbanismo, com o objetivo de resgatar a qualidade de vida e melhorar a relação do homem com a cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável em longo prazo e o crescimento ordenado que minimizasse os impactos sociais, econômicos e ambientais das ações urbanas.

O desenvolvimento que aconteceu com a maior parte das grandes cidades, prioriza os automóveis e a setorização dos serviços, dificultando a locomoção pela cidade. O Urbanismo Sustentável visa um contraponto à essa organização atual e os principais conceitos que o regem são:

Prioridade ao pedestre;
Uso misto e complementariedade;
Diversidade de moradores;
Senso de comunidade;
Densidade equilibrada;
Sustentabilidade e alta performance do ambiente construído;
Espaços públicos atraentes e seguros;
Harmonia entre a natureza e as amenidades urbanas;
Conectividade e integração regional.

E antes de vocês morrerem de curiosidade e irem pro google procurar cada item desses, vou fazer uma série de posts, explicando cada tópico. A gente se vê amanhã! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário