Na manhã de quinta-feira, 06/05, o prefeito Gilberto Kassab anunciou um projeto que, caso seja viabilizado, acarretará na demolição do Elevado Costa e Silva, conhecido como "Minhocão".
Estudos com este objetivo já são feitos desde 1975. Quatro anos depois de sua construção, o sucessor do prefeito Paulo Maluf, Olavo Setúbal, já temia o impacto político deste ato. Entre 1986 e 1988, Jânio Quadros cogitou transformar o elevado em um jardim suspenso, com duas faixas para ônibus elétricos.
Mais recentemente, em 2004, Marta Suplicy e José Serra discutiram o assunto após uma pesquisa do Datafolha demonstrar que a população observa a região como um dos lugares mais feios de São Paulo.
A obra, sem dúvida, degradou todo o entorno e afastou moradores devido ao barulho e à sujeira.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Flamínio Fichmann, arquiteto, urbanista e consultor de engenharia de tráfego afirmou que "a intenção é, de certa forma, incentivar o mercado imobiliário a fazer um investimento na região e, com essa valorização, promover a demolição do elevado. A região do elevado merece um projeto independente de uma proposta tão ampla, a demolição do Minhocão deveria ser imediata".
Mesmo com opiniões contrárias à demolição, tendo em vista que, segundo a CET, o número de veículos que transitam pelo minhocão das 7h às 10h é praticamente igual aos que passam pela 23 de maio, Nilson Ghirardello, coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru diz que, solucionada a parte viária, haverá impacto positivo profundo na área. "Ali você tem alguns edifícios construídos nos anos 40, bons exemplares ecléticos que hoje estão bastante prejudicados. A gente quase não consegue visualizá-los. Resolvido o problema viário, o centro de São Paulo só tem a ganhar", diz Ghirardello.
Oi, Guilherme
ResponderExcluirMuito bom o post. Já ouvi falar do assunto várias vezes e, por mais que ele seja meio recorrente, sempre deixa uma esperança de que os nossos gevernantes ajam com um mínimo de sobriedade para tomar uma atitude dessas.
Haverá impacto no trânsito, certamente, mas por que não governar a cidade para todos? O elevado parece existir para que as pessoas de bairros mais ricos se desloquem de carro com mais rapidez, mas e quem mora ao redor do minhocão, como fica?
Novamente, parabéns pelo post: mto bem escrito.