quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Que venha o centenário no Brasil, MB!

Desde o dia 13 de agosto de 1909, há 105 anos, os adeptos ao Bandeirantismo, inicialmente a ala feminina do Escotismo, comemoram sua existência e atuação no mundo, juntos: meninas e meninos. Fundado em Londres, na Inglaterra, por Robert Baden Powell e Lady B.P., a World Association of Girl Guides and Girl Scouts (WAGGGS - Associação Mundial de Escoteiras e Guias) é uma das pouquíssimas ONG centenárias do planeta, com sedes em mais de 140 países. 

O Movimento Bandeirante atua nas frentes de educação não-formal, preservação ambiental e cidadania, de forma sustentável ambiental, social e economicamente. Tem como missão estimular crianças, adolescentes, jovens e adultos a desenvolverem os seus potenciais, como cidadãos críticos, participativos e socialmente responsáveis. É uma organização não governamental sem fins lucrativos, apartidária, que conta com a participação de voluntários que vivenciam o Código e a Promessa Bandeirantes, com unidades para atividades no país todo. 

O método de ensino é o "aprender fazendo", com estímulos de auto-progressão, vida ao ar livre, exercícios de sobrevivência, liberdade de expressão e empoderamento por meio de ações simbólicas e práticas. No Brasil, as sedes da WAGGGS são chamadas de Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB), sendo uma no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, na vila Madalena, onde coordenei a Comunicação Interna (institucional, assessoria de imprensa e iniciação nas mídias sociais) da campanha dos 90 anos de Bandeirantismo no Brasil e 100 anos no mundo. 

Cinco anos depois de ter cumprido essa missão, evidencio o meu carinho, admiração e desejos de muito mais projetos realizados e muito mais crianças, adolescentes, jovens e adultos, bandeirantes ou não, felizes porque deixam pessoas e lugares por onde passam melhores do que encontram



Foto: Viviane Ávila


FBB e todo o Movimento Bandeirante, 

que vocês continuem firmes e fortes na missão de fomentar a educação não-formal pelo País afora, estimulando que nada é mais evolutivo do que cidadãos conscientes, educados e participativos numa sociedade tão carente dessas e tantas outras necessidades. Sou muito orgulhosa por ter trabalhado com vocês e acompanhado o trabalho que vocês realizam com tanto prazer, com tanto amor, tão de pertinho. Parabéns pelos 95 anos de Bandeirantismo! 

Um beijão gigante e coletivo pra cada um de vocês,
Viviane Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário