
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Zoológico On-line

segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Guerra Aquática

sábado, 26 de setembro de 2009
Lápis Reciclável
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Adote um amigo

Eles são muitos, mas ninguém sabe dizer ao certo quantos. Numa cidade como São Paulo, a população de animais de rua ainda é desconhecida. Ao menos uma coisa é certa: eles não cabem nos abrigos existentes, tanto nas ONGs quanto no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura. Com a aprovação da lei que proíbe o sacrifício de animais sadios, aprovada em abril de 2008, o destino de todos os bichinhos é o mesmo: a adoção.
Pode-se adotar cães e gatos, filhotes ou adultos, machos ou fêmeas, sem raça definida ou com pedigree. Basta se adequar às noções de posse responsável e ter carinho e amor pelo animal.
Alguns endereços são:
Abrigo do CCZ - Rua Santa Eulália, 86 - Santana - Tel: 2224-5500
Abrigo da Uipa - Av. Presidente Castelo Branco (marginal Tietê), 3.200 - Canindé - Tel: 3313-1475
Centro de Adoção do Casarão da Paulista - Av. Paulista, 1.919 - Consolação - Tel: 6917-0257
Projeto Cel - Av. Presidente Castelo Branco, 1.795 - Pari - Tel: 2797-7400
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Dia da Árvore

domingo, 20 de setembro de 2009
Sequestro
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Dez Mandamentos da Pessoa Sustentável
MANDAMENTO 1, “REUTILIZE”: Opte por produtos duráveis, ou seja, por mais que sejam práticos, os produtos descartáveis são danosos ao meio ambiente e geram um lixo desnecessário. Ao adquirir material de escritório, por exemplo, escolha os que permitem recargas: cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Reutilizar é a palavra de ordem!
MANDAMENTO 2, “RESISTA”: Abra mão de sacos, papéis, caixas e envelopes como forma de transportar compras. Esse “lixo do futuro” polui o lençol freático, entope bueiros e exige muita matéria-prima para a fabricação. Adote as eco-bags, mas resista àquelas não produzidas com material reciclável. As “falsas eco-bags” também causam dano à natureza.
MANDAMENTO 3, “APOIE”: Muitas empresas e organizações-não governamentais investem em produtos recicláveis; ambientalmente corretos. Adquirir esses produtos – identificados em vários supermercados – é um ato de consumo consciente. O Pão de Açúcar, por exemplo, possui desde 2002 o projeto Caras do Brasil, responsável por comercializar produtos sustentáveis de cerca de 70 ONGs.
MANDAMENTO 4, “POUPE”: Em casa, adote o uso racional de água e luz. Quando for adquirir produtos como lâmpadas, por exemplo, cheque se o supermercado possui as que aumentam a eficiência do consumo; as fluorescentes. As incandescentes usam apenas 10% da energia consumida pelas convencionais – que desperdiçam 90% da energia com a produção de calor. A economia das lâmpadas fluorescentes chega a 80% e a vida útil é de oito mil horas versus mil horas das incandescentes.
MANDAMENTO 5, “SE INFORME”: Você sabe a procedência da carne que consome? Você sabia que supermercados como Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart anunciaram a decisão de suspender a compra de carnes produzidas em fazendas envolvidas com o desmatamento da Amazônia? Recentemente, o Greenpeace divulgou um relatório com informações que ligavam a produção de couro e carne com o desmatamento ilegal. Sem informação, o consumidor não pode ser consciente e atuante. Mas, com a informação certa, pode ser um consumidor melhor; um cidadão melhor. Para consumir informação de qualidade, acesse (via internet, imprensa etc) organizações como o Instituto Ethos, Akatu, Abrinq, Greenpeace, Idec, Pro Teste, Procon, Compra Consciente, Reclame Aqui… Essas entidades disponibilizam informação de qualidade e gratuita!
MANDAMENTO 6, “INVESTIGUE”: Você sabe o que está por trás da marca que consome? Quais são as práticas e processos? Qual o envolvimento das suas marcas preferidas com ações sustentáveis? É tarefa do consumidor “investigar” o impacto ambiental e as ações de marketing sustentável das marcas preferidas. Ao adquirir produtos de empresas socialmente responsáveis você está exercendo o papel de agente de transformação da sociedade. Com o advento da internet e a globalização da informação, você sabe exatamente como, onde e de que forma a marca produz.
MANDAMENTO 7, “LEIA EMBALAGENS”: Parte principal do cuidado para evitar comprar falsos eco-friendly passa pela leitura das embalagens. Os produtos com credenciais eco-friendly tornam essas características claras no nome, design, embalagem. Produtos que foram produzidos de maneira responsável costumam “reportar” ao consumidor; os ingredientes ou processos de produção são diferentes dos produtos ‘padrão’ da categoria. Como exemplo, a linha ‘bio pure’ possui nome e design que remetem à pureza e à origem orgânica. Mas, a maioria da linha usa os mesmos ingredientes que cosméticos comuns, não há indício nenhum de serem produzidos de forma ambientalmente responsável.
MANDAMENTO 8, “SEJA BRASILEIRO”: Opte por produtos nacionais, especialmente da região do país em que você reside. Isso porque quanto maior a distância percorrida pelo produto para chegar ao supermercado, maior a emissão de carbono gerado pelo transporte. Produtos importados geram emissões maiores, pois exigem embalagens mais reforçadas.
MANDAMENTO 9, “SEJA NATURAL”: Os produtos orgânicos devem ser privilegiados na compra porque o modelo tradicional de agricultura de larga escala é insustentável para o meio ambiente, consumidores e produtores. Problemas de erosão, baixa produtividade das terras e culturas, doenças como vaca-louca, febre aftosa e contaminação por dioxina fizeram com que a opinião pública prestasse mais atenção para onde caminha nossa alimentação. Vários estudos têm mostrado que os agricultores orgânicos que seguem um enfoque agroecológico conseguem resultados satisfatórios em vários aspectos ligados à sustentabilidade. E como identificar os produtos orgânicos? O selo de qualidade orgânico é um indicativo de que os alimentos foram produzidos e processados de acordo com as normas orgânicas, o que significa um adicional de qualidade agronômica quando comparado ao alimento convencional. Como exemplo, cito os produtos Korin. Em parceria com o Centro de Pesquisa Mokiti Okada, a Korin Agricultura Natural, mantém um programa de pesquisas para desenvolvimento da agricultura natural. São feitas pesquisas para o manejo de aves e a produção de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras, legumes e ovos), com alto padrão de qualidade, absolutamente naturais, sem a utilização de agrotóxicos ou adubação química.
MANDAMENTO 10, “CERTIFIQUE-SE”: Uma alusão à necessidade do consumidor consciente se familiarizar com certificações ecológicas/orgânicas; selos que certificam a sustentabilidade de produtos. Com critérios distintos, os selos não garantem o impacto mínimo do produto, por isso, é importante saber quais os critérios de cada um para conceder a chancela aos produtos. Existem produtos importados comercializados no Brasil que receberam certificação ecológica de organizações estrangeiras. Um exemplo é o rótulo ecológico da União Européia que pode ser encontrada nesta gama de produtos de limpeza, vendida no Brasil. Entre as certificações, destaco a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD); a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação de Agricultura Orgânica, entre outros.
Via Blog do Barbeiro
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Casa de Caixa de Leite
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
No Limite!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Bambu
O Bambu foi aclamado como a principal solução na utilização de uma ampla gama de produtos, tais como móveis, decoração interior, ferramentas, roupas e até computadores. O bambu é extremamente forte e sustentável, de fácil e rápida reposição, exige pouca água, ajuda a reduzir as emissões de CO2 e é bastante resistente a insetos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
terça-feira, 8 de setembro de 2009
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Independência ou Morte
Hino da Independência
domingo, 6 de setembro de 2009
Nós
Lais de Guia
Nó Direito
Volta do Fiel
Nó de Aselha
sábado, 5 de setembro de 2009
Construir com Bambu
A autora do projeto é Leiko Motomura, que projetou todo o Centro Cultural de forma ecologicamente correta e sustentável. Para saber mais clique aqui.

Foto: Arcoweb
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Aprendendo Boas Maneiras
Sabão Ecológico de Maracujá
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Parabéns!
Sinais de Pista
Porta-Bitucas
O brasileiro Erich Burger Netto trouxe da Austrália o “Bota-Bituca”, um cinzeiro de bolso criado a partir da matéria básica para fabricação de embalagens PET.
"O fumante pode jogar as pontas de cigarros, mesmo acesos, no interior do recipiente e tampar. Como a vedação é total, a bituca se apaga, o cheiro desagradável não sai e pode ser guardado no carro, na bolsa, no bolso da calça ou da jaqueta".
Não parece difícil criá-lo. Vamos tentar?
Via Blog do Planeta