quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O plástico que não vem do petróleo

Que tal produzir qualquer tipo de objeto plástico – de escovas de dente a brinquedos infantis – usando, apenas, escamas de peixe? Essa foi a ideia defendida pelo designer inglês Erik de Laurens, durante seu projeto de conclusão de curso na Royal College of Art.

Apaixonado pelo mar desde criança, Laurens foi pesquisar nos oceanos algo que o ajudasse a criar produtos de plástico menos impactantes para o planeta e encontrou nos peixes a resposta que procurava. Segundo suas pesquisas, as escamas desses animais possuem propriedades que permitem usá-las como plástico, se submetidas a banhos de calor e alta pressão.

A ideia é que toda a matéria-prima necessária para a produção do novo plástico seja fornecida pela indústria de pescado, que descarta, diariamente, quilos e mais quilos de escamas ao limpar os peixes para vendê-los para consumo.

Para o trabalho de conclusão de curso, Laurens usou as escamas para criar copos, armações de óculos de grau e mergulho e alguns objetos de decoração – segundo ele, o colorido dos produtos fica por conta de corantes naturais. Agora, ele busca patrocínio para dar continuidade ao trabalho.

História e texto muito bons da Débora Spitzcovsky, repórter do Planeta Sustentável/ Super Interessante.