quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cultura Islâmica e Vegetarianismo?

Imagem: Google
O The Guardian publicou uma reportagem interessante sobre o vegetarianismo e a cultura islâmica. A ativista jordaniana Amina Tariq, pertencente ao People for the Ethical Treatment of Animals - PETA, viajou pelo Oriente Médio munida de uma placa com os dizeres em árabe "Deixe o vegetarianismo crescer em você" e com inúmeros argumentos sobre a dieta vegetariana. No entanto, a importância da carne para a religião e mesmo diante de aspectos econômico-sociais é enorme, pois apenas as classes mais ricas comem carne e as classes mais baixas aspiram a esse status. Para acesso à matéria, em inglês, clique aqui.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dez consequências do derramamento de óleo

Clique na imagem e veja o infográfico em inglês.

1. O derramamento pode levar a um desastre ambiental em razão de fatores tais como a toxicidade do petróleo e a deplação de oxigênio.

2. O óleo isola a plumagem, o que a torna mais pesada e compromete a habilidade de voar.

3. Um quarto de óleo de motor pode tornar 250.000 galões de água do oceano tóxicos para a vida animal.

4. Caso o animal ingira óleo, este pode criar um nível de toxinas que pode causar envenenamento na cadeia alimentar.

5. O contato direto ou a inalação do óleo causa vertigem, nausea e dores de cabeça. Os efeitos do contato por longo período incluem câncer, doenças respiratórias e distúrbios hormonais.

6. O derramamento é responsável por emagrecer pássaros e ovos de tartaruga.

7. O óleo tem matado um incontável número de peixes. Ele mata-os rapidamente, em uma concentração de 0,4%

8. O derramamento de óleo também causa a deacdência das algas, fundamentais para o ecossistema.

9. O óleo causa deformidades nas larvas dos peixes.

10. Em razão do óleo derramado pela BP, mais de 400 espécies das ilhas do Golfo e de áreas pantanosas encontram-se em situação de risco.

Via The Daily Weekly

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O computador mais verde

Imagem: Engadget
O Green500 divulgou uma lista com os supercomputadores mais verdes do mundo. Muitas destas máquinas recentemente começaram a reproduzir algorítimos com o objetivo de solucionar questões referentes à mudança climática. Como critério, os computadores foram analisados de acordo com sua velocidade relativa ao consumo de energia. O primeiro lugar da lista ficou para o supercomputador – um tanto bagunçado por sinal, localizado na Universidade de Tokyo, o Grape-DR.
Para mais detalhes sobre sua configuração clique aqui.

terça-feira, 6 de julho de 2010

10:10

Idealizada por Eugenie Harvey e apoiada pelo jornal inglês The Guardian, a Campanha 10:10 tem como objetivo reunir pessoas, organizações, empresas e governos para garantir a redução de 10% da emissão de gás carbônico até o fim de 2010. O trabalho de divulgação acontece em 40 países, entre eles o Reino Unido, Nepal, França, Alemanha, Gana e Nova Zelândia. Em apenas uma semana de divulgação, 3 mil empresários e 80 mil indivíduos já haviam oferecido seu apoio à campanha. Dê seu apoio.