sábado, 29 de maio de 2010

Design no combate aos problemas sociais

A última iniciativa do Project H tem como objetivo transformar o universo educacional por meio do design. A partir da busca por designers altamente criativos, o grupo encontra soluções para os problemas sociais que assolam a humanidade. No vídeo, crianças dos subúrbios urbanos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e do meio rural de Uganda, umpaíses do continente africano, têm sua visão sobre educação – e mesmo sua inspiração – completamente mudada. Confira!

Via Inhabitat

domingo, 23 de maio de 2010

O Projeto Guiana

Imagens: Inhabitat

O Projeto Guiana é uma iniciativa para trazer de volta os princípios da produção ecologicamente corretas. Estudantes, colaboradores em um outlet localizado dentro da comunidade indigena de Wai Wai, na Guiana, entre a Venezuela e o Brasil, redescobriram a inspiração ao se depararem com uma cultura riquíssima e com experiências únicas. Como resultado, surgiu uma coleção de trabalhos sustentáveis mostrados na Model Citizen, uma exposição para designers independentes, em Nova Iorque.

Via Inhabitat

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Solo degradado pode ser recuperado com plantas nativas

Estudos feitos pela bióloga Sarah Caroline Ribeiro de Souza, do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinhas – Unicamp -, avaliam que espécies arbóreas utilizadas em cercas-vivas, eritrina, guapuruvu e sansão do campo apresentam tolerância aos metais e propriedades fitoestabilizadoras do solo. A concentração de determinados metais em suas raízes evitou a contaminação de plantas mais sensíveis e até mesmo das partes aéreas da própria planta.

Leia a matéria completa aqui.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Design verde salvará o mundo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Arte pra criança na Virada Cultural 2010

Crianças, pais...ainda não sabem o que vão fazer na Virada Cultural? Juliana Mado e Cauê Procópio contam pra vocês, na soma poética entre uma história e uma música, culturas e ecologia. Neste final de semana serão duas apresentações, sábado e domingo, às 15h, no Sesc da Vila Mariana. Quem não puder, as histórias e músicas se repetem no dias 22 e 30 de maio. O que não pode é deixar de se divertir, criançada! Contatos: 11 3873-3832/ 9299-4465 ou e-mail: juki77@gmail.com

domingo, 9 de maio de 2010

Projeto visa a demolição do Minhocão

Imagem: Google

Na manhã de quinta-feira, 06/05, o prefeito Gilberto Kassab anunciou um projeto que, caso seja viabilizado, acarretará na demolição do Elevado Costa e Silva, conhecido como "Minhocão".

Estudos com este objetivo já são feitos desde 1975. Quatro anos depois de sua construção, o sucessor do prefeito Paulo Maluf, Olavo Setúbal, já temia o impacto político deste ato. Entre 1986 e 1988, Jânio Quadros cogitou transformar o elevado em um jardim suspenso, com duas faixas para ônibus elétricos.

Mais recentemente, em 2004, Marta Suplicy e José Serra discutiram o assunto após uma pesquisa do Datafolha demonstrar que a população observa a região como um dos lugares mais feios de São Paulo.

A obra, sem dúvida, degradou todo o entorno e afastou moradores devido ao barulho e à sujeira.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Flamínio Fichmann, arquiteto, urbanista e consultor de engenharia de tráfego afirmou que "a intenção é, de certa forma, incentivar o mercado imobiliário a fazer um investimento na região e, com essa valorização, promover a demolição do elevado. A região do elevado merece um projeto independente de uma proposta tão ampla, a demolição do Minhocão deveria ser imediata".

Mesmo com opiniões contrárias à demolição, tendo em vista que, segundo a CET, o número de veículos que transitam pelo minhocão das 7h às 10h é praticamente igual aos que passam pela 23 de maio, Nilson Ghirardello, coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru diz que, solucionada a parte viária, haverá impacto positivo profundo na área. "Ali você tem alguns edifícios construídos nos anos 40, bons exemplares ecléticos que hoje estão bastante prejudicados. A gente quase não consegue visualizá-los. Resolvido o problema viário, o centro de São Paulo só tem a ganhar", diz Ghirardello.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Carta da Terra começa com você

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Integridade ecológica é tema maior da Carta da Terra. Entretanto, a ação tem outros objetivos interdependentes e indivisíveis: proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.

O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos. Sua redação envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

À luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionais reconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“soft law”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os Governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).

As mudanças globais já exigem outras formas de pensarmos e vivermos há tempos, e a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional extremamente valioso. Mais informações no site www.cartadaterrabrasil.org

Criatividade do bem: o verde que cura

Muito bacana o post do Guilherme, do Coletivo Verde, sobre Yves Béhar, um talentoso e premiado designer do escritório FuseProject. Béhar beneficia milhares de crianças pelo mundo afora liderando projetos pra lá de criativos, ecológicos e sustentáveis. Atualmente, está "embrenhado" em uma nova empreitada para resolver um problema de saúde pública no México, onde 11% das crianças entre 8 e 18 anos precisam de óculos com lentes corretivas. Esse percentual aumenta em regiões mais afastadas e pobres, como o estado de Chiapas, atingindo 70% das crianças com problemas de visão, o que compromete o rendimento escolar delas. Foi aí que Béhar criou o projeto Ver melhor para aprender melhor, com o objetivo de desenvolver óculos com três características: custo, praticidade e estética. Além desse, ele tem outros projetos bem bacanas, que vale a pena uma espiada, como o One Laptop Per Child (laptop para crianças). O mundo precisa de gente como você, Yves Béhar!