domingo, 21 de fevereiro de 2010

Em Busca da Terra dos Ursos (de pelúcia) Verdes

Imagem: Take G
O sítio Planet Green, no início de sua reportagem, possivelmente fez uso de uma frase clichê para descrever a importância da conscientização. Contudo, não é difícil concordar que nossos filhos e netos viverão em um mundo o qual ajudamos a construir. Nossas ações cotidianas já influenciam o meio ambiente e, em alguns anos, a visibilidade destes atos será ainda maior. Nessa linha, como não inserir nossas crianças em uma esfera na qual pequenas mudanças de hábito beneficiam a todos? Com essa mentalidade, How to Go Green: Kid's Toys mostra como a busca por brinquedos produzidos em madeira, aqueles sem tintas tóxicas, os usados, além de outros, são capazes, ao mesmo tempo, de divertir e alertar para um estilo de vida que, certamente, ganhará novos adeptos no futuro: o estilo de vida sustentável.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Olha a Xiliquê aí, gente!

Quem pensa que só de música eletrônica vive um DJ, ou dois, está enganado. Felicio Marmitex e Benjamin Ferreira promovem uma vez por mês a Xiliquê, uma festa eletrônica socialmente muito responsável, no Vegas Club, no Baixo Augusta, em São Paulo. A deste mês será amanhã, dia 19, à partir da 0h. À entrada, além do $, é imprescindível aos colaboradores de plantão que levem pelo menos 1kg de alimento não perecível, sempre, né pessoal? A última festa, em janeiro, arrecadou 63kg, o que inicialmente parece pouco, mas o pouco com o Xiliquê foi muito e beneficiou a Associação Crescer com a Gente. Nesta pode ser maior ainda com a sua ajuda e a ONG Obreiros de Jesus, da favela do Vietnã, em São Paulo, agradece! Então, somem com os DJs, contribuam e ainda indiquem ONGs e instituições que precisem. No começo de cada mês é aberta uma votação no blog da Xiliquê para a escolha da entidade beneficiada. Os internautas também podem mandar sugestões de instituições para email: contato@xilique.com.br

Referência escolar: idade ou capacidade?

Enquanto o País esquentava os tamborins pra cair na folia na última sexta-feira, 12, o Conselho Nacional de Educação (CNE), do MEC, publicou no Diário Oficial uma resolução determinante para o futuro da educação brasileira. Ou do atraso dela. À partir desse ano, o dia 31 de março será a data limite para todas as crianças que vão entrar no 1º ano do ensino fundamental completem 6 anos. Inicialmente, parece uma tentativa de implementar a ordem e o progresso à nação, de botar "ordem e padrões na casa". Mas será essa a medida ideal de avaliar se uma criança realmente está apta a frequentar ou não o 1º ano com 6 anos? A soma de avanços tecnológicos com a genética em evolução gera cada vez mais "geninhos", correto? Então imagine agora o seu filho, completando 6 anos no dia 1º de abril, sem poder se matricular no ensino fundamental, tendo que continuar mais um ano na pré-escola? É, caros pais, é verdade. Isso não é mentira de 1º de abril. Esse é o Brasil. Se não acredita, veja na matéria da Folha de São Paulo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Edifício Norte-Americano Mais Verde?

Imagem: Ecofriend
A Universidade da Columbia Britânica afirma, sem modéstia, construir o edifício norte-americano mais verde, ou seja, o mais preocupado com questões relacionadas à sustentabilidade. Este anúncio tem relação com um investimento de 37 milhões de dólares na construção de seu Centro Interativo para Pesquisas sobre Sustentabilidade que será terminado em 2011. De acordo com a universidade, células de energia, painéis e aquecedores solares farão parte da estrutura do centro. Além disso, o prédio recolherá, armazenará e utilizará água da chuva não somente para a obtenção de energia, mas para tudo relacionado ao consumo desta. Ainda resta um ano para ver este projeto terminado, esperamos que seja tão grandioso quanto parece ser.

Via Ecofriend

Reaproveitamento de Cascas de Coco

Imagem: google
Cascas de coco são reaproveitadas no Espírito Santo transformando-se em forros biodegradáveis que protegem e umedecem áreas desmatadas. O gênio por trás dessa idéia é um técnico de informática aposentado que decidiu abrir uma empresa que fizesse com que as sobras se tornassem algo rentável. Com investimento de R$180 mil para abrir a empresa, hoje a Biococo processa toneladas de casca de coco que são diariamente descartadas no aterro sanitário pela prefeitura. Ao todo são produzidos 4 mil m² por mês de fibra de coco, vendidos a R$ 3 o m². O pó da casca compostado também é produzido para cultivo de bromélias, samambaias e mudas em geral. Via Info online

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bateria recarregada a dedo. Hã?

Uma fonte renovável aqui, outra ali. Todos os dias cientistas aparecem com uma novidade. Agora é a vez dos dedos. Isso mesmo. Os designers Song Teaho e Hyejin Lee inovaram ao inventar um meio de produzir energia que depende, apenas, de um dedo. Ficou curioso? Veja na matéria da Superinteressante.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CIGGA adiante

Foto: Kassio Alves
Do dia 25 ao dia 30 de janeiro, aconteceu em Florianópolis/SC o II Campo Itinerante de Guias e Guias Auxiliares. Com diversas experiências diferentes os Guias de São Paulo, Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul aprenderam a superar seus limites, ajudar ao próximo e respeitar a natureza! Em breve, mais fotos da atividade! :D

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hortinha in home

Já pensou em ter uma horta em casa ou no apartamento? Os pontos positivos são muitos: terá temperos frescos, livres de agrotóxicos, um ambiente alegre, bonito e bem cheiroso. Abrace a idéia e mãos à terra! As dicas de como plantar e produzir estão na matéria de Ana Paula Buchalla, da Veja de 13 de janeiro de 2010.