segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quatro Dias de Conscientização no Ibirapuera

Sem dúvida, o verbo "conscientizar" foi o mais conjugado nestes quatro dias de evento . Por meio de jogos educativos, o Planeta no Parque 2010, realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, possibilitou a inúmeros frequentadores conhecerem de forma ativa as ações cotidianas que podem ser tomadas em direção a uma São Paulo mais sustentável. Além disso, diversos espetáculos e oficinas possibilitaram colocar em prática o aprendizado, seja com a produção de origami em papel reciclável ou com a jardinagem com garrafas PET.
Imagens: Guilherme Iacovino

Aniversário mais verde em São Paulo

Apesar da chuva que castigou a capital neste final de semana, o movimento da 2ª Feira do Verde e Meio Ambiente, no Parque da Água Branca, próximo ao metrô Barra Funda, foi alto, com famílias conhecendo, por meio de diversas oficinas, um pouco mais sobre as formas de preservação e cuidado da biosfera . Ao contrário do Planeta no Parque 2010, realizado no Parque do Ibirapuera, o foco do evento estava principalmente na venda de plantas e artesanatos e não na sensibilização do público com as questões ambientais. No entanto, iniciativas como essa são sempre bem vindas. Atração à parte neste parque é a possibilidade de se deparar com flora e fauna majestosas durante um simples passeio em seu entorno.
Imagens: Guilherme Iacovino

domingo, 17 de janeiro de 2010

VOLTA ÀS AULAS CONSCIENTE

Em tempos de tempestades no céu e tsunamis humanos nas papelarias, nada como uma bela pisada no freio. Um texto republicado pela blogger Tais Vinha, do Ombudsmãe, com a colaboração de Silvia Schiros, com dicas para uma volta às aulas mais consciente. 1. Bazares de troca ou venda de uniformes usados. A idéia, comum na Inglaterra, é montar um local na própria escola, onde os pais podem comprar ou trocar uniformes usados, mochilas, lancheiras e livros didáticos e paradidáticos em bom estado. Pais e escola decidem o que fazer com o dinheiro arrecadado. Pode-se também incluir a venda de roupas usadas (criança perde roupa novinha), brinquedos, jogos e material escolar. 2. Estímulo à carona. Incentivar os pais a trocarem roteiros e contatos de carona. Facilitar esta troca através de uma lista onde os pais interessados colocam roteiro e contato. É uma medida simples que reduz o número de carros na rua, poluentes e pais estressados. (Atenção escolas: pais menos estressados dão menos trabalho. Invistam nisso!). 3. Potão para troca de lanches. Uma gamela onde as crianças colocam os lanches que não vão comer, para que outro interessado (aluno ou funcionário) coma. Uma forma de compartilhar e reduzir as sobras. 4. Compostagem para as sobras de lanche. Feita pelas próprias crianças e que depois servirá de adubo para as árvores, horta e jardim da escola. Se houver excesso, pode ser doado para os pais ou entidades. 5. Lancheira sem embalagens. Opte por frutas, lanches e sucos caseiros, embalados em potes plásticos retornáveis (o bom e velho "tapuér") e em garrafinhas térmicas. Se precisar enviar um alimento industrializado e a escola do seu filho não tem um programa sério de reciclagem, tire-o da embalagem, mande no pote plástico e encaminhe você mesma a embalagem para a reciclagem. Dica: se você quiser sugestões de como montar lancheira saudável, entre no blog da Pat Feldman "Crianças na Cozinha". 6. Duas (ou mais) lixeiras em TODOS os ambientes. Uma para o lixo útil, outra para o lixo comum e, nos locais onde as crianças e profissionais se alimentam, uma terceira para as sobras de alimentos que irão para a compostagem. Observe que, em várias escolas, a reciclagem faz parte da grade curricular, mas na prática ela não funciona. As lixeiras de reciclagem são normalmente colocadas em apenas um ou dois pontos do páteo, mas ninguém pode esperar que uma criança (ou adulto) atravesse toda a escola, com uma embalagem vazia de suco na mão, em busca da lixeira correta. Descartar o lixo útil deve ser tão fácil como descartar o lixo comum. Quando as lixeiras estão posicionadas e sinalizadas em todos os ambientes, a seleção é feita automaticamente. Depois é só recolher e encaminhar para os programas de reciclagem locais, cooperativas de catadores ou para a compostagem. Esta é uma forma muito simples e imediata de reduzir significamente a quantidade de lixo produzida. 7. Reutilização do material escolar. Muito material que sobra ainda pode ser reutilizado. Lápis de cor, estojos, borrachas, marcadores de texto, pastas, fichários, apontadores, réguas, mochilas e lancheiras muitas vezes voltam em boas condições, bastando uma limpeza. Outra coisa que tenho reaproveitado são os cadernos que voltam com menos da metade das páginas preenchidas. Arranco as usadas, crio com meus filhos uma nova capa com imagens recortadas de revistas ou da internet e ele retorna novinho pra mais um ano de uso. 8. Olho vivo na cantina. As cantinas não devem ser apenas saudáveis, evitando comida porcaria, frituras e refris. Deve-se também buscar a redução de embalagens descartáveis, oferecendo frutas, sucos feitos na hora servidos em copos retornáveis, lanches caseiros, fatias de bolos, tortas, tapiocas fresquinhas etc. Quanto menos alimentos industrializados, melhor para a saúde das crianças e do planeta. E é claro, tem que ter três lixeiras bem pertinho, para as crianças descartarem o lixo reciclável, os restos de alimentos e o lixo comum. 9. Reutilização de livros. Antes de sair comprando qualquer livro, tente consegui-lo usado. Uma boa maneira é consultar os pais dos alunos que fizeram a mesma série no ano anterior e a escola pode facilitar este contato. Outra forma é procurar em sebos. O site Estante Virtual reune mais de mil sebos por todo o país. O processo de compra é simples e os preços muito mais baratos que nas livrarias. Sempre vale uma consulta. 10. Banir os descartáveis do dia-a-dia. Copos, xícaras reutilizáveis e squeezes (eta palavra metida para garrafinha) são funcionais e evitam uma montanha de lixo. Podem ser lavados na escola ou devolvidos diariamente na mochila. O bom e velho bebedouro também funciona, mesmo para quem esqueceu o copo. Nas festinhas escolares, os pais devem ser estimulados (leia-se educados) a enviar utensílios retornáveis. Ou a própria escola pode disponibilizar tais objetos, bastando os pais enviarem os alimentos e bebidas (de preferência, sucos que serão servidos em jarras). 11. Uso inteligente de papel . Incentivar a comunicação e a cobranca eletrônica. Imprimir relatórios, contratos e apostilas utilizando a frente e o verso das folhas. Usar papel reciclado sempre que possível. Educar as crianças para preencherem toda a folha, frente e verso, antes de iniciar uma página nova. No site da Sus School, há uma página interativa divertida e com dicas maravilhosas para uma escola sustentável. O texto está em inglês. Mande sua dica e ajude a ampliar esta lista. E que este retorno às aulas seja um período de muito aprendizado. Para os alunos, pais e educadores.

sábado, 16 de janeiro de 2010

2ª Feira do Verde e do Meio Ambiente

De 23 a 25 de janeiro acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo, a 2ª Feira do Verde e Meio Ambiente. A programação artística e cultural é ampla com artesanato, oficinas de reciclagem, ginástica corporal e show de tambores japoneses (taiko). O evento, cuja entrada é franca, mostra-se uma ótima opção para compreender como a reciclagem e o contato com a natureza contribuem para uma melhor qualidade de vida.

2ª Feira do Verde e Meio Ambiente 23 a 25 de janeiro de 2010 - 9 às 19:00 Parque da Água Branca Av, Francisco Matarazzo, 455 - São Paulo - SP (Próximo à Estação Metrô Barra Funda.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Verde que te quero verde

Você já ouviu falar em "casa verde"? Quem mora em Såo Paulo, capital, pode achar que trata-se de um bairro tradicional do samba, na zona Norte. Para outros, pode ser uma simples pintura nas paredes. Mas nåo. É a forma responsável que a arquitetura moderna encontrou, nos últimos dois anos, em usar recursos naturais como fonte de energia renovável e outras formas inteligentes e sustentáveis de se construir o que o segmento chama de "casa verde". A repórter Lila de Oliveira, do portal Delas, do IG, mostra em sua matéria, com a ajuda de um infográfico, cada detalhe de como deve ser uma CASA VERDE.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sustentabilidade agora!

Desmatamento, derretimento de geleiras, poluição do ar e das águas. Está na hora de começar a reverter esse quadro. Selecionamos oito dicas para quem quer começar a fazer a diferença

por Patrícia Affonso/ REVISTA VIDA NATURAL Com certeza você já ouvir falar de sustentabilidade, conceito que visa à utilização dos recursos disponíveis de modo consciente. O assunto, que antes só circulava entre políticos, cientistas e radicais, invadiu nossas casas e tornou-se uma preocupação - e, por que não dizer, uma obrigação - de todos. O motivo para essa expansão é muito claro: a urgência. "O homem é responsável por mais de 90% das causas de alterações no clima", comenta Raquel Diniz, coordenadora de capacitação comunitária do Instituto Akatu. Para ela, um dos grandes desafios da atualidade é promover a mudança no comportamento das pessoas. E a batalha começa dentro de nossas casas. "Cada um tem de fazer a sua parte e passar para frente essa corrente do bem", completa Elaine Santos, gestora do Programa Ecolmeia.

Pensando nisso, listamos oito soluções práticas para tornar seu estilo de vida mais ecologicamente correto. Pois como disse Dalai Lama, é preciso ser a mudança que queremos ver no mundo. Pronto para começar?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Celular movido a refrigerante

Foto: Estadão On-line
O designer chinês Daizi Zheng criou um protótipo de celular movido a refigerante para a Nokia. A bateria usa enzimas que geram eletrocidade a partir de carboidratos. Ele diz que em suas pesquisas descobriu que a bateria convencional é uma fonte de energia cara, consome recursos valiosos na fabricação, tem problemas de disposição e é poluente. O telefone precisa somente de um pouco de refrigerante para funcionar e dura de três a quatro vezes mais que a bateria de lítio convencional.
Via Link

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010