domingo, 29 de novembro de 2009

Chuva de Ursos Polares

O vídeo idealizado pela Ong Plane Stupid tem como objetivo demonstrar como o aumento no número de voos também é responsável pelas mudanças climáticas no planeta.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Amazônia desmatada é retratada pelo Greenpeace em em exposição fotográfica em SP

Foto: Daniel Beltra
Enquanto líderes mundiais se preparam para discutir mudanças climáticas em Copenhague, o Greenpeace traz para São Paulo suas imagens mais impactantes da destruição da Amazônia. São 20 fotografias obtidas, em sua maioria, pela ótica do fotógrafo Daniel Beltra durante dez anos presente na região.
A mostra foi aberta nesta terça-feira (24) e vai até 20 de dezembro. A entrada é gratuita e o espaço cultural pode ser visitado das 13 às 21h, na Rua Rego Freitas, 542, em São Paulo.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Hábitos sustentáveis podem ser divertidos

Se ter hábitos sustentáveis fosse divertido (e talvez seja), você estaria mais disposto a adotá-los? A Volkswagen acredita que sim e, por isso, criou a Fun Theory. A ideia é incentivar as pessoas a mudarem para melhor sem precisar discursar, apenas com um estímulo à diversão.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ler o Mundo!

Foto: Getty Images Brasil

Já imaginou um espaço com milhares de livros infanto-juvenis em todas as línguas? Ele vai existir!

Em uma parceria da escritora Duda Porto de Souza e a Faculdade Belas Artes (SP), será construída uma biblioteca infantil multilíngue, dentro do Campus Vila Mariana da faculdade. O projeto, que conta com o apoio de celebridades como Ruth Rocha, Oprah Winfrey e o Blue Man Groupe, que já mandaram vários títulos, será inaugurado em maio de 2011, e apesar de estar em um espaço privado, tem acesso livre para todos os interessados.

Gostaria de colaborar? Monte uma ação no seu Núcleo, junte livros, encontre parceiros!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: bibliotecainfantil@belasartes.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Então é Natal...

Imagem: Getty Images Brasil

Dos dias 7 à 23 de dezembro de 2009 acontecerá, no Terminal Urbano do Tietê, o projeto Cartão Social, promovido pela SOCICAM em parceria com a FBB.

Nesta ação, os usuários do Terminal Tietê podem mandar cartões de natal gratuitamente para qualquer lugar do Brasil. Os Bandeirantes, que em geral são B2 e Guias, participam como voluntários para explicar o projeto, ajudar os usuários e escrever os cartões.

Para participar basta se inscrever junto a FBB SP - por meio de seu Coordenador - até dia 1º de dezembro! Serão realizadas escalas de 6 Bandeirantes e 1 Coordenador ou Dirigente, os horários são das 16h às 20h de segunda à sexta e das 10h às 14h aos sábados.

Procupre seu coordenador para mais informações.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Para Iluminar a Cidade: Lixo

Conceitual, sim, mas imagine essa idéia ganhando vida? O Designer Haneum Lee encontrou uma forma inteligente de iluminar a cidade, imune a apagões tupiniquins. Para isso, o designer idealizou um poste de luz alimentado por gás metano advindo do lixo orgânico. Após ser fonte de energia, o lixo transforma-se em adubo, que pode ser utilizado para tornar a cidade mais verde. Genial, não? Via TreeHugger

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que você faz com o lixo que sua casa produz?

O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias.

Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente.

Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas.

A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.

Por um Comportamento mais Verde

Os talk-shows tupiniquins deveriam seguir o exemplo e parar de mostrar ursinhos polares em pedaços de gelo cada dia menores. Em seu site, a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey dá dicas simples e importantes para a preservação do meio ambiente (em inglês). Do uso de sacolas ecológicas à compra de produtos orgânicos que não usam pesticidas, Oprah mostra como saúde, moda e sustentabilidade caminham juntas no século XXI. Ela pode não ser uma estudiosa da sustentabilidade, mas, com certeza, contribui positivamente para uma mudança de postura da sociedade em relação ao meio ambiente.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mude o mundo em 5 minutos!

Certamente elas não vão mudar o mundo sozinhas, mas nessa brincadeira – pra lá de séria – da escola, elas estão realmente sendo preparadas para pensar diferente e fazer diferença.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Doar Vidas

A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade das outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas para quem recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário. Faz bem para você também. Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa. Quem doa sangue, doa vidas.
Os requisitos básicos para doar sangue são:
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;

Mais informações na Fundação Pró-Sangue.