segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Irmãs?

Foto: Rafa Rolim
Na abertura do semestre do Núcleo Alto de Pinheiros foram fotografadas, em um mesmo local, as bandeirantes Juliana (guia) e Susana (coordenadora)! E a polêmica está lançada, elas são parentes? Irmãs? Gêmeas?

A Fórmula do Flicts

Crédito: Guilherme I.
Só um gênio para escrever uma música como essa. Praticamente um hit bandeirante. Presente em cerimoniais de abertura, encerramento, quebra-gelos, tempos de equipe e churrascos de bandeirantes paulistas. Sem contar em bivaques e caminhadas. O Semper Parata se posiciona a favor das demais músicas bandeirantes e se compromete a não cantar Flicts nos próximos dois anos. Vamos abrir o cancioneiro e descobrir novas músicas para nossas reuniões.

Reciclando a Moda

Roupas sem uso ocupando espaço no armário? Se você levá-las até o dia 13 de setembro ao Morumbi Shopping, as peças serão repassadas para a ONG Florescer, de Paraisópolis. As costureiras dessa comunidade participarão de um ateliê com o estilista Alexandre Herchcovitch no qual aprenderão a dar vida nova às peças. As "obras" serão expostas no shopping a partir de 23 de setembro. Serviço: Shopping Morumbi: Av. Roque Petroni Jr, 1089. (11) 4003-4132. Doação: até 13 de setembro. Exposição: de 23 de setembro a 03 de outubro – nesse meio tempo acontecerá o ateliê em um espaço de vidro dentro do shopping.

sábado, 29 de agosto de 2009

Mãos que Ajudam

O projeto Mãos que Ajudam é uma ação social anual que movimenta mais de 100 mil voluntários por ano em todo o país.
As principais ações do projeto são a manutenção e reforma de escolas públicas, limpeza de parques, praças ou praias, distribuição de kits em maternidades públicas e a mobilização no combate à dengue.
A ação deste ano está marcada para o dia 12 de outubro de 2009.
Para informações de como participar e ações passadas do projeto acesse o site www.maosqueajudam.org.br.

Que tal uma mãozinha?

No site "8 jeitos de mudar o mundo" estão disponíveis para download 8 publicações, que ensinam como realizar projetos de voluntariado e maneiras de mudar o mundo!

Sacola Retornável

Atualmente, no Brasil, aproximadamente 250 famílias tem como principal fonte de renda a captação de materiais recicláveis.

O Brasil descarta aproximadamente 7 bilhões de garrafas PET por ano, material que leva 300 anos para se decompor na natureza. Sua reciclagem em fibras de poliester e sua aplicação em tecido como o usado nas sacolas retornáveis economizam 76% da energia e reduzem em 71% da emição de CO², quando comparado a fibra convencional.

Para mais informações acesse o sacolaretornavel.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comemoração Azul

Vídeo criado pelo Núcleo Bandeirante Cidade Azul em comemoração aos 90 anos do Movimento Bandeirante no Brasil.

Edifícios Verdes

A Info Online produziu uma ótima matéria sobre edifícios brasileiros que, graças à tecnologia, possuem estruturas ecológicas que privilegiam a economia de água e luz. Para saber mais sobre estas construções voltadas à sustentabilidade clique aqui.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Já Ouviu Falar de Scrapbook?

Crédito: Flickr
O scrapbook também é conhecido como "álbuns de memórias". "Enquanto a imagem de uma foto vale por mil palavras, Scrapbooking é a arte de contar a história inteira dos momentos registrados nas fotos. Além de ser uma ótima terapia por envolver lembranças de nosso passado, é uma forma maravilhosa de registrar nossas memórias para gerações futuras". (Scrapbook Brasil) Um blog novo e bem interessante sobre o tema é o Scrap by Lúcia Thomaz.

Café que Ilumina?

Thijs Masthoff
A designer Thijs Masthoff criou luminárias basicamente construídas com latas de café. Como sempre, podemos usar a criatividade tupiniquim para desenvolver luminárias com outros materiais. O Ecoblogs comentou o uso de latas de azeite de oliva. Vamos tentar? Via Ecoblogs

terça-feira, 25 de agosto de 2009

bandeirante.com

No próximo sábado, 30 de agosto de 2009, acontece o 17º Encontro Bandeirante Via Internet. O tema deste ano fala sobre os 90 anos - Celebrando Vidas, Contruindo Histórias.

Durante o Encontro, acontece a tradicional Gincana Virtual, onde você pode participar em equipe, nas chamadas Bases, ou individualmente. Todos os participantes devem atentar para as perguntas feitas e para os prazos de envio para a resposta. Os prêmios, tanto individual, quanto em base são Troféu e Distintivos.

O chat ainda contará com a participação especial de Edelvira Fernandes Gomes, a Viroca! Uma das personalidades do MB.

Não perca a oportunidade de participar dessa atividade virtual, e não se esqueça que Ser Bandeirante é agir, pensar e ser coerente com os valores éticos!

Cadastre-se no site da FBB.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ajude a Divulgar o Blog

Ajude a divulgar o Semper Parata: inclua essa imagem em seu blog ou orkut. Esta é uma pequena ação que nos traz grandes resultados.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lúdico e Sustentável

O Blog da Imaginearte Empório Lúdico tem uma série de posts interessantes sobre brinquedos sustentáveis para crianças de diferentes idades. Aproveite!

Falha Nossa

O Núcleo paranaense Vale do Ivaí resolveu inovar e adicionou no YouTube os erros que ocorreram durante a produção do vídeo para a comemoração dos 90 anos do bandeirantismo no país. Muito bom.

Adote uma Caneca

O movimento "Adote uma Caneca", já difundido em diversas empresas e no Movimento Escoteiro, consiste em adotar para si uma caneca e levá-la sempre consigo. Ao usar sua caneca em festas/atividades bandeirantes você economiza os copinhos descartáveis, um dos grandes vilões plásticos do nosso mundo atual. Por isso, sem demora, pegue uma caneca e pindure no cinto, vamos todos entrar nessa também!

Foto: Getty Images

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

90 Sorrisos

Foto: Guilherme Iacovino
Foto: Guilherme Iacovino
Foto: Marina Contieri

Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Guilherme I.
Foto: Marina Contieri
Foto: Guilherme I.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Aprenda a Fazer um Furoshiki

Furoshiki não é nenhuma receita de culinária japonesa, muitos menos algum desenho animado de super-heróis com olhinhos puxados. Ele, na realidade, é um tipo de dobradura de tecido que permite carregar as compras do supermercado e ainda fazer ótimos embrulhos para presente. No dia 28 de agosto ocorre uma demonstração-palestra sobre Furoshiki na Fundação Japão, em São Paulo. O evento é dirigido ao público em geral. Para mais informações clique aqui. Green Living: How To Carry Groceries With A Square Of Cloth

Personalidades na Semana Bandeirante

Quem foi ao Parque da Juventude no último sábado (15/08), deu de cara com duas pessoas diferentes. A Hippie Bruna, direto dos anos 70, para o almoço temático e com o Super Mário, dos video-games da década de 90. As fotos registram os fatos.

Fotos: Guilherme I.

domingo, 16 de agosto de 2009

Ivaí na BanTevê

Este vídeo foi criado pelas guias do Núcleo Vale do Ivaí, do Paraná, para a comemoração dos 90 anos do Movimento Bandeirante no Brasil. Detalhe para a Lara imitando a Xuxa no começo do vídeo.

Almoço das Décadas

Foto: Guilherme I.
No almoço da Semana Bandeirante os núcleos enfeitaram seus espaços com informações sobre cada década de Movimento Bandeirante no país. As imagens acima são do almoço do Núcleo Bandeirante Acauã, que inseriu pequenos discos sobre os anos de 1950. Contudo, um picnic que se destacou foi o do Núcleo São Bernardo, pois, nos anos de 1940, o brigadeiro e a coca-cola ganharam visibilidade e, para divulgar este feito, o Bêrno serviu ambos para todos os bandeirantes presentes.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Para Comemorar os 90 Anos

Vídeo criado pelo Núcleo Gaia, de Santa Catarina, para comemorar os 90 anos do Movimento Bandeirante no Brasil e os dez anos de seu Núcleo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sabão Ecológico em Casa

Foto: Google
Denise Rangel, do blog Faça a sua Parte, e o blog Mundo das Tribos ensinam como fazer sabão ecológico reciclando o óleo de cozinha usado. Clique e aprenda!

domingo, 9 de agosto de 2009

Igreja Sustentável

Foto: G1
Praticamente o ápice da arquitetura sustentável amadora. Em Tubarão (SC), o pastor Jeremias Ferreira, 51 anos, construiu o templo para a sua igreja "Amigos de Jesus" com cerca de 10 mil garrafas PET. Em entrevista ao G1, ele comentou que a construção representa o maior valor da igreja: não pedir dízimo ou ajuda financeira aos fieis. Mais fotos no Olhaaqui.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sem Tempo Para Ir ao Parque?

O Portal CanalKids tem uma ótima área, com linguagem simples e acessível às crianças, sobre os cuidados em relação ao meio ambiente. A conscientização deve começar desde a infância. Não jogar lixo no chão, tomar banhos curtos e separar lixo orgânico e inorgânico são pequenas ações que produzem excelentes cidadãos no futuro.

Acessem!

Para comemorar os 100 anos do movimento bandeirante pelo mundo e 90 anos no país, a Federação de Bandeirantes do Brasil criou um hotsite, um complemento dentro do site oficial, com mural de recados, mural de fotos, eventos e ações dos estados para a comemoração. Contribua. Envie uma foto ou descreva suas expectativas neste ano em que comemoramos 90 anos de trabalho voluntário no país.

Suco de Casca de Manga

Ingredientes

3 mangas grandes 1 1/2 litro de água açúcar a gosto

Modo de preparo: Lave bem as mangas e a seguir descasque-as. Bata as cascas no liquidificador com um pouco de água. Coe, adoce a gosto e complete com o restante de água.

Nutrientes: Vitaminas A e C, Complexo B, Cálcio, Ferro e carboidrato

Via Reutilização de Alimentos

Cultivando a Paz

O projeto "Cultura da Paz - Combate à Fome" foi criado em 2003 pela FBB. A iniciativa busca uma sociedade melhor através do incentivo a mudança de hábitos em relação a nutrição, saúde e educação. O projeto é sintonizado com o primeiro dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU.

Aqui em São Paulo, os responsáveis pelo projeto são o Coordenador Felipe Talarico, do Núcleo Cidade Azul, em Rio Claro e a Coordenadora Paula Gobbis, no Núcleo Acauã, em São Paulo. Eles contam com uma equipe formada por Guias e juntos eles trabalham ações como o incentivo a horta comunitária, oficinas sobre total utilização dos alimentos, monitoramento de crescimento, oficinas sobre alimentação saudável e abertura de novos núcleos e grupos no interior do estado.

O Projeto é bastante amplo e entre os objetivos já realizados estão as hortas e oficinas de alimentação em Santos, oficinas sobre total utilização dos alimentos e um educandário em Rio Claro, o monitoramento do guias sobre as atividades realizadas nos núcleos e se encaixam no requisitos do projeto e a abertura de um Núcleo Bandeirante em Matão, interior de São Paulo.

O coordenador afirma que muitas outras ações estão encaminhadas e em processo de concretização.

Nós aqui do Semper Parata aguardamos as novidades e as fotos dessas ações, que mostram mais uma vez o que é Ser Bandeirante!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nove Décadas de Almoço

Fotos: Guilherme Iacovino
Em 15 de agosto, no Parque da Juventude, o almoço de comemoração da Semana Bandeirante será temático. Como em 2008, os núcleos devem enfeitar de forma criativa a comida e o ambiente em que se encontram. O tema será os 90 anos do bandeirantismo no Brasil. São aceitos desde salgadinhos com cabelo blackpower até docinhos em forma de hippies. Deem idéias e mobilizem seu núcleo para fazer a melhor caracterização.

Usar os recursos com sabedoria...

Para vivermos em um mundo melhor é preciso viver sem desperdícios e ser Bandeirante é usar os recursos com sabedoria, uma maneira de contribuir com o meio-ambiente é utilizar parte dos alimentos que iriam para o lixo. Então fique ligado, aqui disponibilizamos uma receita para ser feita com a casca da melância, mas existem muitas outras que encontramos na internet e em livros de culinária.

DOCE DE CASCA DE MELÂNCIA

FOTO: GETTY IMAGES

Ingredientes:

3 xícaras de chá de açúcar
1/2 litro de água
Cravo e canela em pau
1/4 da casca de uma melância

Modo de Preparo:

Retire a parte vermelha da melância e corte a casca em tirinhas. Numa panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo, deixe ferver em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até obter uma calda. Quando começar a engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Deixe esfriar e sirva com queijo branco ou torradas.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

JamPan

Este ano ocorrerá o 13º Jamboree Panamericano. Os Jamborees são acampamentos nacionais e internacionais dos Bandeirantes e Escoteiros. Ocorrem periodicamente, sendo o maior deles o Jamboree Mundial, mas existem também os regionais, como o Europeu e o Panamericano. Este último ocorrerá ainda este ano, com início em 26 de dezembro de 2009 e término em 03 de janeiro de 2010, na cidade de Toluca, México.

Podem participar do Jamboree todos as organizações devidademente filiadas a WAGGGS (Associação Mundial dos Bandeirantes) e a WOSM (Associação Mundial dos Escoteiros). Para obter informações referentes a prazo de inscrição, valores e requisitos necessários acesse o
site oficial do JamPan!