sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aos 89 anos...

Foto: Guilherme I.

Eis que surge a BanTevê

Foto: Google

Já ouviu falar da BanTevê? Trata-se de um espaço virtual criado pela FBB para comemorar os 90 anos do Movimento Bandeirante no país. Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, os bandeirantes estão convidados a publicarem seus vídeos, tendo como temática as 9 décadas de leis, nós, trabalhos sociais e acampamentos.

O YouTube será essencial nestes dias. Os quatro passos para a publicação na BanTevê são estes

  1. Publicar no site do YouTube
  2. Copiar o endereço (URL) do vídeo, que o próprio site do YouTube vai fornecer
  3. Ir até nosso Portal no local indicado na página inicial (provavelmente será um Banner)
  4. Colar no local estipulado a URL fornecida pelo YouTube e o vídeo será carregado no Portal
Sejam criativos da produção dos vídeos, pois é o momento certo de divulgar o MB ao paí e, o mais importante, divirtam-se ao produzi-lo .

Influenza (H1N1)

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória e a transmição ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreção respirátoria da pessoa contaminada. Devido à ocorrencia de tantos casos no Brasil e no mundo, os Bandeirantes devem estar atentos às recomendações do Ministério da Saúde e tornarem-se agentes multiplicadores de informações em suas regiões.
Muitas informações tem sido divulgadas. Para que nós nos capacitemos corretamente, o site do Ministério da Saúde é fonte segura de informações. Lá, estão disponibilizados vídeos de capacitação, material de divulgação para serem impressos, inclusive a ficha de notificação de casos e muitas outras informações.

BANDEIRANTES, VAMOS FAZER NOSSA PARTE: SERVIR!

Fonte: www.bandeirantes.org.br

Cinco Razões Para Não Usar Sacolas Plásticas

Foto: Google
Nem todas as pequenas ações trazem resultados consideráveis, mas, no que diz respeito ao uso das sacolas plásticas, responder "não" à pergunta "Quer uma sacolinha?" faz uma enorme diferença ao meio ambiente. Abaixo, cinco razões para diminuir ou, se possível, descartar seu uso.
  1. Você não recicla as sacolinhas ao usá-las na lixeira! Esse é o grande mito que faz com que pessoas esclarecidas continuem usando essas sacolinhas de plástico. A principal razão é que apesar do reaproveitamento em casa, essas sacolinhas não podem ser feitas de plástico reciclável. Como elas são destinadas para embalar alimentos, é obrigatório que elas sejam fabricadas com um plástico novo. E pior, a reciclagem não dá conta desse aumento de plástico no planeta. Ela só consegue eliminar 20% do plástico que é produzido todos os anos. O restante vai para bueiros, rios e mares, onde pode causar enchente e matar peixes, tartarugas, bouvinos e outros animais engasgados. Uma sacolinha plástica demora 400 anos para se decompor.
  2. Outra coisa aterrorizante é que muitas dessas sacolinhas vão parar no mar de plástico que flutua no oceano. Ele representa uma camada de 100 quilômetros de extensão que vai da costa da Califórnia até o meio do caminho para o Japão. Isso tudo com uma profundidade de 10 metros.
  3. Elas são as principais vilãs dos alagamentos urbanos, pois entopem os bueiros. Para quem mora em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, frequentemente assoladas por esse tipo de catástrofe, este já seria um bom argumento para não carregar as compras em sacolas plásticas.
  4. As sacolinhas de plástico oxibiodegradável, que vem sendo adotadas por muitas redes de supermercados, não são biodegradáveis. Elas se decompõem em pedaços em 18 meses, mas ainda não há prova que elas desapareçam da natureza. E pior, na forma de micro-bolinhas esse plástico pode entrar na cadeia alimentar de peixes e…causar um grande problema ambiental.
  5. Quanto menos pessoas usarem sacolinhas de plástico, mais as redes de supermercado vão perceber que nem todo mundo quer viver consumindo 93 sacolinhas por ano.
Via Blog do Planeta

Vamos Cantar!

Precisando de uma ajuda para lembrar músicas bandeirantes?
O Vagalume, arquivo virtual de letras de música da UOL, disponibiliza em seu acervo cerca de 50 músicas do nosso repertório. Para pesquisar basta escolher no campo de busca do site a opção "artista" e digitar "músicas bandeirantes". O site ainda permite alterar, completar e incluir letras!
Mãos à obra para deixar esse cancioneiro virtual ainda melhor!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um Teto para meu País

A "Um Teto para meu País" é uma organização latino-americana que trabalha com a comunidade carente construindo casas de emergência e executando planos de habitação social.
Em 2002 desenvolveu um projeto-piloto no Brasil, construindo 20 casas em Pernambuco, desde então jovens brasileiros trabalham juntos para tornar nosso país um lugar melhor!
Para participar das construções, a idade mínima é 18 anos e não tem nenhum pré-requisito, mas além da construção existem vagas para voluntários nas áreas de detecção, formação e voluntariado, comunicação, administração e finanças, captação de recursos e logística.
Você pode saber mais acessando o site http://www.umtetoparameupais.org.br/ ou comparecendo em uma das reuniões pré-marcadas.

Fotos: Um Teto para meu País

Uma Semana Criativa

Em 15 de agosto, no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, serão realizadas as atividades da Semana Bandeirante. Este ano, com o auxílio de diversos coordenadores e tendo como tema os 90 anos do Movimento Bandeirante no país, os jogos estão mais criativos e tendem a ser bem diferentes do que os bandeirantes estão acostumados em seus núcleos. Coloque sua máquina fotográfica na mochila, encha o cantil e aproveite este dia.
Fotos: Guilherme I.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Welcome to...

Foto: Getty Images
Bandeirantes do mundo! (uau)
Bem-vindos ao SEMPER PARATA! O novo blog dedicado ao Movimento Bandeirante. Aqui você vai encontrar as novidades do Brasil (e do mundo) que refletem no nosso meio e modo de vida.
Estão todos convidados a participar com a gente deste novo espaço!
Vamos agitar, galera!
SEMPER PARATA